Planejamento estratégico é uma prática adotada pelos americanos nas empresas após a Segunda Guerra Mundial. Em resumo, consiste em criar um planejamento com estratégias que garantam um maior êxito, levando em conta os obstáculos a serem superados.
As empresas hoje desenham uma MISSÃO e VALORES graças a este plano de GUERRA adaptado para ser implantado nas empresas. Aliás, plano este que não fica sob o conhecimento apenas do CEO ou do diretor da empresa.
Afinal, todos compartilham as premissas que serão seu diferencial no mercado. Ou seja, desde o menor ao maior cargo estão engajados, vestindo a camisa. Logo, todos têm um censo de pertencimento e vivem a cultura da empresa com o objetivo de dar o melhor para que o planejamento estratégico seja cumprido!
Planejamento estratégico não é plano de negócios
É muito importante saber distinguir o planejamento estratégico do plano de negócio. Em suma, o primeiro é a base de todos os planos secundários, inclusive o de negócio!
Muita gente sonha apenas com os resultados econômicos que pode obter quando constitui uma empresa. No entanto, não imagina que o segredo do sucesso está na soma da qualidade do que promete mais o resultado que isso trará a quem consumir o seu produto ou serviço.
Dessa forma, o quanto o seu produto ou serviço impacta positivamente o seu público consumidor é o que determinará o seu resultado econômico. Por isso, antes de planejar o quanto quer ganhar financeiramente, planeje ser disruptivo no que entrega de promessa. Assim, terá um resultado mais importante do que dinheiro: AUTORIDADE!
Ganhar dinheiro não deve ser sua prioridade
Acredite: não é abrindo uma empresa que você ganhará dinheiro. Mas, sim, quando a sua empresa resolver o problema de alguém! Empreender não é difícil. Porém, o caminho é largo.
Hoje temos muitas informações e conteúdos gratuitos. Isso é maravilhoso, pois possibilita que uma pessoa comum, que não teve preparação necessária ou não buscou conhecimento específico sobre o que pretende empreender, acesse um mercado. Contudo, obter resultado positivo empreendendo requer um mínimo de planejamento e conhecimento.
O primeiro ponto, portanto, deve ser conhecer o perfil do seu cliente. Porque isso o permitirá entender qual é a rota a ser traçada para que o seu produto ou serviço chegue até ele.
Vou dar um exemplo para facilitar. Digamos que seu negócio envolva a venda de produtos físicos. Então, ele irá requerer a escolha de um ponto comercial, a definição do local de melhor logística, fluxo, visibilidade e comodidade. Além disso, você terá que pensar no tipo de mídia que melhor chegará ao seu cliente, seja digital, impressa, rádio, televisão ou até mesmo abordagem pessoal.
Seu objetivo é crescer?
Quando você não planeja o crescimento do seu negócio, você o condena a ser estático. Pense, por exemplo, em uma barraca de frutas.
Já quando você planeja o crescimento do seu negócio mediante aporte de capital, você o torna escalável. Ou seja, a cada vez que mais capital entra, ele expande através de novas unidades ou franquias, por exemplo.
Você deve ter percebido que “escalável” é uma palavra muito mencionada. Em especial, por quem atua no meio digital. Isto é, quem vende cursos on-line, por exemplo, faz apenas um investimento inicial. Pois, após a gravação e produção do curso, não depende de novos investimentos para gerar vendas exponenciais.
Por isso, espero que você tenha entendido que o empreendedorismo não pode ser tratado com amadorismo.
Igualmente, desejo que você não faça parte da estatística das empresas que fecham antes dos 5 anos de funcionamento. Portanto, busque conhecimento e conteúdo que o elevem de patamar.
Porque não basta querer ser um bom empreendedor ou empresário. Também é preciso se preparar para ser um ótimo gestor, disposto a fazer mais do que o seu cliente espera receber da sua empresa.
Se você não está preparado o suficiente, procure ajuda. Aproveite que o mundo digital tem uma imensidão de conteúdos gratuitos.