contato@rudisonoliveira.com.br

Perfil de empreendedor e de nicho de mercado

Perfil de empreendedor

O perfil de empreendedor muda conforme o cenário, como mostrei no post sobre a importância do planejamento. Pois bem! Agora, quero falar sobre a escolha do nicho e, assim, retornaremos ao ponto de se planejar.

A escolha do nicho é algo importante na história do seu negócio. Inclusive, é uma questão que deve ser bem estudada, pois os negócios devem ser projetados diante do estudo do mercado.

Aquilo com o que você deseja trabalhar é um mercado de milhar? Ou é um mercado milionário? Talvez seja um mercado bilionário? Por que você encontrará a liberdade nesse nicho de negócio?

Quando me refiro aos perfis de mercado, quero deixar claro que não se pode planejar um faturamento milionário vendendo lanches na porta de uma escola. Sem dúvida, estamos falando sobre um empreendimento, uma forma de gerar venda e manter uma família.

No entanto, chamo sua atenção para o fato de que cada mercado tem um perfil de escala. Dessa forma, sugiro que você construa um caminho com informações que guiarão seus passo sem maiores percalços.

Há mais de um perfil de empreendedor

Por um lado, existem os empreendedores natos. Eles já têm uma vida no empreendedorismo e vivem em um meio que será o seu propósito. Além disso, reconhecem a importância da persistência.

No entanto, mesmo os empreendedores natos também ficam perdidos quando começam. Em especial, por não fazerem planos com bases sólidas. Eles acreditam que só o dia a dia lhes garantirá sucesso e, assim, não buscam investir em desenvolvimento e crescimento pessoal.

Esses empreendedores até têm o conhecimento do dia a dia do que fazem. Porém, nem sempre conhecem profundamente as noções básicas da administração e as estratégias aplicadas para o negócio dar certo.

Por outro lado, há os empreendedores ainda empregados no regime CLT. Eles exercem uma atividade em paralelo afim de aumentar a sua renda familiar. Ou seja: estamos diante de empreendedores conservadores, comedidos.

Sua insegurança sobre jogar ou não está atrelada ao desejo de estabilidade proporcionado pelo salário. Por isso, temem que o negócio não lhe proporcione o básico.

Perceba que há visões e óticas distintas para determinar o perfil do empreendedor. E, como não desejo criar um paradoxo, vou simplificar mostrando que o problema é o mesmo nos dois casos. Vou destrinchar para ficar mais fácil de entender:

  • Quero empreender porque desejo disfrutar de mais liberdade;
  • Como quero ter mais conforto, preciso aumentar minha receita e empreender é um caminho possível;
  • Já identifiquei a existência de um mercado que quer comprar esse produto ou serviço;
  • Além disso, eu me identifico com este empreendimento e quero ganhar mais dinheiro.

Então, o que vem a seguir?

De volta ao planejamento!

Saiba você que mais de 70% dos trabalhadores CLT sonham em ter um controle maior do seu tempo. Ou seja, querem ter mais liberdade para viver a vida com as pessoas que amam e, em paralelo, ter uma renda que traga conforto e tranquilidade econômica. Enfim, anseiam por viajar e curtir a vida de forma tranquila.

Contudo, a maioria das pessoas que saem da CLT e começam a empreender têm um ponto em comum: falta de planejamento!

Dessa forma, mais de 78% dos que fazem isso jamais projetou o futuro sem a segurança do salário mensal. E esse é o grande erro do pequeno empreendedor na sua jornada inicial – não consideram os primeiros momentos.

Por apenas pensarem no final do projeto, ignoram a necessidade de esforço e dedicação intensos para sair da inércia. Sem a parada estratégica para alinhar a vida com o propósito de liberdade, só sentem o peso da escolha. Abdicam de lazer, prazeres e outras distrações sem ter em mente o real objetivo e acabam desistindo…

Tudo isso que venho dizendo faz sentido para você? Se sim, siga acompanhando os meus posts!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.