contato@rudisonoliveira.com.br

Quero empreender, mas não sei por onde começar

quero empreender

“Quero empreender, mas não sei por onde começar”. Embora muitas pessoas pensem isso, elas deixam de agir. Desse modo, ao ficarem presas ao não saber, perdem boas oportunidades.

Mas estou me adiantando. Melhor começar do início, certo?

Antes de fazer qualquer investimento financeiro para constituir um negócio, você deve empreender em sua vida. Ou seja, precisa se tornar habilitado para ser responsável pelo CNPJ.

Logo, após o “quero empreender”, você precisa aprender sobre o básico:

  • Conhecer sobre a composição de um Planejamento Estratégico;
  • Saber diferenciar o Plano de Negócios do Plano de Contas;
  • Ter conhecimento basilar sobre Contabilidade e Administração;
  • Investir em crescimento pessoal e preparação empresarial.

Em resumo, essa preparação irá reduzir seus erros ao empreender. Porque, de fato, a falta de conhecimentos básicos faz com que o empreendedor se perca na jornada rumo ao mundo dos negócios. E, assim, comete erros desnecessários.

Sem dúvida, o erro faz parte de qualquer projeto. Entretanto, rever os erros e aprimorar ações faz parte da rotina. Afinal, ter um negócio de sucesso requer PERSISTÊNCIA visando ao alto nível de atendimento ao cliente.

Quero empreender. E agora?

Em primeiro lugar, invista em conhecimento pessoal. A seguir, elabore o planejamento estratégico do seu negócio. Mas adianto que grande parte dos empreendedores se perde nessa fase. Isso por conta da falta de conhecimento.

Por exemplo, não inserir a estrutura de vendas no objetivo principal do planejamento estratégico é um erro clássico. Aliás, erro que se repete no plano de negócios…

A venda é o coração da empresa. Toda e qualquer empresa tem uma atividade fim, quer dizer, tem um serviço ou produto específico para fornecer.

Portanto, em poucas palavras: dedique tempo estruturando a área comercial de sua empresa.

Com certeza, você quer vender um produto ou serviço para ter lucro no fim do mês. Por isso, inicie o plano estratégico o mais breve possível. Ele irá incluir:

  • Estudo do mercado como um todo – concorrentes, produtos ou serviços ofertados, pontos fortes e fracos de cada empresa;
  • Pense no curto (12 meses), médio (24 meses) e longo (acima de 36 meses) prazos.

Pronto, agora sim a sua empresa tem um direcionamento.

Outra forma de sair do “quero empreender”

Há ainda uma outra maneira de encontrar uma direção para seu negócio. Basta responder três perguntas:

  1. Onde estou? – começando do zero, fazendo uma reengenharia dos meus processos, atualizando os processos etc.;
  2. Aonde quero chegar? – pensando no curto, médio e longo prazos, como quero que a minha empresa esteja?;
  3. O que preciso fazer? – tenho capital e equipe? Estou preparado para liderar ou como gestor?

Até aqui, espero que você já tenha se dado conta de algo. Todo planejamento deve ser revisitado. Não apenas para que você acompanhe as estratégias. Mas, inclusive, para manter em dia as colunas do que foi previsto e realizado.

Por isso, uma dica que dou é dar muita atenção às variáveis que você encontrar durante a sua pesquisa sobre o mercado. O que quero dizer com isso? Observe como o fluxo de sua atividade se comporta, bem como a demanda do público e seus concorrentes. Também avalie a qualidade dos produtos/serviços ofertados, tendências, se há perspectivas de crescimento ou não etc.

Se você chegou até aqui, parabéns! Pois muita gente desiste logo nesse início. Mas aviso: esse é só o começo!

 

Caso queira acessar mais conteúdo de qualidade sobre empreendedorismo e como conquistar a vida que você deseja, leia outros posts no blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.