Vender é algo diferente para cada pessoa. E eu posso provar!
Quando afirmo que vender é o óbvio para qualquer negócio, há pessoas que traduzem a afirmação construindo uma verdade própria. Ou seja, criando um novo conceito para o que é o óbvio.
Quer ver só? Observe algumas interpretações a seguir sobre o que vender é:
- Fácil;
- Uma estratégia;
- Saber ofertar;
- Se uma empresa existe, logo, ela vende.
Acredito que a quantidade de definições surpreenderia você. Mas o que de fato significa esta expressão?
VENDER É SIMPLES!
A todo momento, alguém procura reinventar o óbvio. Ou seja, adiciona mais complexidade a uma ação comum e simples. Porque, no fim, rebuscamos as estratégias de acordo com o contexto que vivemos para satisfazer a necessidade de nossos clientes.
Pense bem:
- Escambo;
- Permuta;
- Oferta e demanda;
- Pagamento com moeda, cédulas de papel e em pix;
- Psicologia do desejo;
- Empatia e dores…
Portanto, perceba que há uma linguagem temporal que direciona aqui. Assim, tudo corretamente elencado no seu devido lugar resume-se a uma demonstração clara de como se comporta uma relação de consumo.
Sem dúvida, vender não é fácil. Ou bastaria a qualquer um começar a vender e ser bem-sucedido instantaneamente. Porém, a jornada se torna fácil quando o óbvio é entendido.
Porque cada momento exige um novo comportamento que nos leva a estabelecer novos costumes. Com efeito, novos comportamentos de consumo surgem. O que, por certo, gera a renovação das abordagens para atender aos novos padrões da sociedade. Enfim, é uma evolução natural.
Vender é estar atento aos sinais do tempo
Pois bem, a sociedade vive em constantes ciclos. É assim que evoluímos. Inclusive, foi como saímos rapidamente da Revolução Industrial e do pós-guerra para a tecnologia e hoje vivemos na era da digitalização.
Por isso, o vendedor deve acompanhar os ciclos. Desse modo, sempre atualizará as suas técnicas respeitando os princípios que regem uma venda e utilizando as ferramentas que surgem em cada tempo.
Por mais que gostemos do passado ou tenhamos boas lembranças dele, não dá para viver no passado. Por exemplo, não dá para viver no mundo digital mandando uma proposta de venda por fax. Ou enviar cartas personalizadas escritas a mão para uma grande base de clientes.
O que digo faz sentido para você?
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