Sim, errar é humano. Mas há erros que o vendedor não deve cometer – simples assim. Por isso, reuni 7 deles neste texto. E espero que você dê atenção a cada um deles a partir de agora!
Leia até o final e, então, veja o maior de todos os erros que o vendedor não deve cometer – ele será o bônus. Confira a seguir:
Conteúdo
- 0.0.1 1) Falar mal do seu concorrente e de seus produtos
- 0.0.2 2) Vender o que não tem condição de entregar
- 0.0.3 3) Dar prazos de atendimento que não poderá cumprir
- 0.0.4 4) Vender preço
- 0.0.5 5) Achar que o cliente é seu amigo
- 0.0.6 6) Entrar em contato com seus clientes em horários não comercial – há exceção
- 0.0.7 7) Esquivar-se de atender o cliente
- 1 O maior dos erros que o vendedor não deve cometer
1) Falar mal do seu concorrente e de seus produtos
Toda empresa tem um ponto fraco. Da mesma forma, todo produto é passivo de um ponto fraco, bem como todo serviço está passivo de ser mal executado em um determinado momento. Portanto, falar mal de um concorrente é trazer para si uma qualidade negativa.
2) Vender o que não tem condição de entregar
Jamais realize uma promessa impossível de ser cumprida. Uma vez que a mídia negativa gerada é imensurável, pode até originar demandas jurídicas contra si e contra a empresa que você representa.
3) Dar prazos de atendimento que não poderá cumprir
Expectativa frustrada é um problema sério para a empresa. Tanto no fornecimento de produtos como, também, na prestação de serviços. Já que vivemos em um mundo dinâmico, o consumo deve ser imediato e as aquisições, tempestivas para suprir demandas emergenciais.
4) Vender preço
Um produto ou serviço deve ter uma margem preservada. Por isso, um bom vendedor é aquele que apresenta seus produtos ou serviços exaltando seus pontos fortes. Mas, ao mesmo tempo, gera o desejo de satisfação no seu cliente a fim de motivá-lo a pagar pelo diferencial que o seu atendimento está apresentando.
5) Achar que o cliente é seu amigo
O seu cliente precisa sentir-se à vontade para expressar os sentimentos que o movem para adquirir o produto ou serviço ofertado. De fato, isso facilitará a condução da operação. Entretanto, contenha a pessoalidade, pois ela jamais deve romper a barreira do respeito.
6) Entrar em contato com seus clientes em horários não comercial – há exceção
Os meios digitais de comunicação têm invadido a privacidade de todos. Isso também acontece no mundo comercial. Por isso, muitos vendedores e prestadores de serviço têm perdido o senso crítico de que seus clientes têm vida off-line. Logo, deixe que essa infração seja realizada pelo cliente. Jamais retorne ou tome a iniciativa de abordá-lo fora do horário comercial, a menos que ele peça isso expressamente.
7) Esquivar-se de atender o cliente
Ou por conta de uma venda malsucedida ou por conta de um serviço mal prestado, assuma a sua responsabilidade. Quer dizer, não se esquive de atender o cliente!
Atendê-lo é sempre o remédio para qualquer problema. Ainda que para apenas ouvir sobre suas insatisfações, buscar solução no campo administrativo ou com quem de direito na empresa. Em resumo, dê um retorno mesmo que seja para informar que não tem como resolver naquele momento.
O maior dos erros que o vendedor não deve cometer
Sem dúvida o maior dos erros que o vendedor não deve cometer é negligenciar a importância do pós-venda. Por conseguinte, entenda que você apenas dá a venda de um produto ou serviço como encerrada passado o prazo de garantia.
Durante o período que compreende a venda, o pagamento e a entrega do produto ou prestação do serviço, há um negócio jurídico em curso. Este negócio só se concretiza mediante a satisfação plena do comprador.
Por esse motivo, você tem a obrigação de acompanhar o atendimento do cliente por completo. Inclusive, de entrar em contato após o atendimento para colher as impressões do atendimento, críticas e sugestões. Desse modo, você terá condições de atestar a qualidade do seu trabalho.
Da mesma forma, entre em contato periodicamente para avaliar a satisfação do cliente com o produto ou serviço pelo prazo de garantia. Por certo, os insumos adquiridos no pós-venda terão utilidade em todo o ciclo de venda.
Se não quiser cometer esses e outros erros como empreendedor, acesse o blog para ler mais conteúdos sobre vendas e empreendedorismo!