Todo negócio tem padrões de ouro para vendas. Assim, garante que os seus clientes terão satisfação em cada negócio. Por isso, conhecer esses padrões de ouro faz parte do dever do vendedor.
Vamos ao que interessa?
1) Conhecer a missão e os valores da empresa
Tanto vendedores como representantes de empresas precisam conhecer sua missão e valores. Afinal, eles a representam. Ademais, isso lhe dá senso de pertencimento. Por isso, é dever do vendedor incorporar os valores da empresa.
Conteúdo
- 1 “O vendedor é um cartão de visitas da empresa. Seja por atendimento físico ou digital, ele deve levar a missão e os valores da empresa para o seu comportamento.”
- 2 “Ser solidário e multidisciplinar o tornará um profissional melhor visto por todos.”
- 3 “A organização é um pilar base do vendedor de sucesso. Pois não se trata apenas de metas, mas de objetivos e resultados.”
- 4 “É preciso tem um prazo mínimo para mudanças de abordagem comercial. Portanto, é necessário observar os medidores de resultados numa janela temporal, seja ela de 30, 60 ou 90 dias.”
- 5 “Jamais troque a liberdade pela intimidade.”
- 6 “Estude seu produto ou serviço a fim de passar segurança ao seu comprador ou tomador. Assim, demonstrará uma boa impressão de pós-venda caso concretize a operação.”
- 7 “Demonstre sua capacidade técnica sem depreciar seus concorrentes. Afinal, o cliente deve comprar a sua excelência e não os defeitos da concorrência.”
- 8 “Construa uma apresentação pessoal com uma narrativa do que pretende ofertar. Assim, irá aumentar o nível de consciência sobre a demanda e criar interesse no cliente prospectado.”
- 9 “Qual o resultado positivo que você pode garantir ao seu cliente? Qual promessa pode fazer a ele?”
“O vendedor é um cartão de visitas da empresa. Seja por atendimento físico ou digital, ele deve levar a missão e os valores da empresa para o seu comportamento.”
2) Acompanhar as metas e os objetivos da empresa
Vale a pena criar uma rotina de acompanhamento geral das metas e objetivos da empresa. Afinal, uma empresa é um organismo único. Assim, acompanhar o resultado global é saber se o seu resultado será o bastante para o cumprimento do planejado.
“Ser solidário e multidisciplinar o tornará um profissional melhor visto por todos.”
3) Avaliar seu desempenho
Outra rotina que sugiro ao vendedor criar é a de avaliar seu desempenho. Igualmente, que aproveite bem o feedback que vier a receber. Desse modo, inicie as ações que garantam sua performance positiva sem procrastinação.
“A organização é um pilar base do vendedor de sucesso. Pois não se trata apenas de metas, mas de objetivos e resultados.”
4) Ser consistente no cumprimento das ações comerciais implementadas
A descontinuidade das ações inviabiliza a avaliação das escolhas feitas até então. Por isso, a continuidade é primordial para atingir a performance planejada para a venda do produto ou serviço.
“É preciso tem um prazo mínimo para mudanças de abordagem comercial. Portanto, é necessário observar os medidores de resultados numa janela temporal, seja ela de 30, 60 ou 90 dias.”
5) Ser agradável
Embora os clientes prefiram a formalidade em uma operação de compra de produtos ou serviços, mantenha um equilíbrio. Porque nem a formalidade excessiva nem o ser invasivo ou expansivo são desejáveis.
“Jamais troque a liberdade pela intimidade.”
6) Entender bem o produto ou serviço
Não basta ser capaz de falar sobre o produto ou serviço que você vende. O ideal é que você o conheça profundamente e, portanto, seja capaz de falar tranquilamente sobre seus pontos fortes e fracos.
“Estude seu produto ou serviço a fim de passar segurança ao seu comprador ou tomador. Assim, demonstrará uma boa impressão de pós-venda caso concretize a operação.”
7) Saber quem são seus concorrentes
Mais que saber quem são seus concorrentes, é preciso conhecê-los bem. Assim como seus pontos fortes e fracos.
“Demonstre sua capacidade técnica sem depreciar seus concorrentes. Afinal, o cliente deve comprar a sua excelência e não os defeitos da concorrência.”
8) Ter um script para vendas
Um dos padrões de ouro para vendas é contar com um script para vendas. Com isso em mãos, a tarefa de derrubar as objeções torna-se mais fácil. Caso a sua empresa não forneça um, desenvolva o seu próprio script. Em especial, baseie-se na prova social que outros clientes já atendidos forneçam.
“Construa uma apresentação pessoal com uma narrativa do que pretende ofertar. Assim, irá aumentar o nível de consciência sobre a demanda e criar interesse no cliente prospectado.”
9) Identificar como o produto ou serviço impacta a vida do cliente
Ao seguir os padrões de ouro para vendas, é primordial saber a importância que o seu produto ou serviço tem para o potencial cliente. Assim sendo, reflita sobre como ele impactará a vida do seu cliente.
“Qual o resultado positivo que você pode garantir ao seu cliente? Qual promessa pode fazer a ele?”
10) Antecipe qualquer limitação do produto ou serviço
Em especial, quero chamar atenção para a possível existência de uma limitação geográfica para o seu uso ou consumo. Assim, em caso de empresas regionais ou nacionais, considere os impactos de logística, tributários, pós-venda etc.
Os padrões de ouro para vendas fez sentido para você? Então vá ao blog para conferir outros conteúdo sobre vendas e empreendedorismo!